Pediatra e Endocrinologista Pediatra
Formação
Trajetória
Formação
Especialização
Faculdade de Medicina de Santos (Unilus- Fundação Lusíada)
O curso de medicina do Centro Universitário Lusíada é reconhecido nacional e internacionalmente pela qualidade de ensino. Promove a formação generalista do médico, de modo que atue como profissional competente nas suas atribuições técnico-cientificas e como corresponsável pela assistência integral à saúde da população, demonstrando senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania.
O curso de medicina forma profissionais com visão geral e humanística, por meio de uma práxis interdisciplinar em diferentes níveis, capacitando-os principalmente nas áreas básicas: Clinica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Saúde Coletiva e Saúde da Família.
Esta capacitação ocorre a partir de situações de atuação nos diferentes cenários de atenção à saúde - Primário, através da sua integração com unidades básicas de saúde desde o primeiro ano do curso e evoluindo para atendimentos secundários e terciários, no internato. Há intenção também de aproveitar o momento epidemiológico da região e integrar o aluno com as realidades sociais que possam conviver sazonalmente.



Faculdade de Medicina de Botucatu ( FMB- UNESP)
A Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) da Unesp, destaca-se nacional e internacionalmente em ensino, pesquisa e extensão. Implantada em 1963, como Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu (FCMBB), em 1975 tornou-se a Faculdade de Medicina da Unesp.
Oferece, hoje, os cursos de graduação em Medicina e Enfermagem, 40 Programas de Residência Médica, 53 Programas de Aprimoramento Profissional, 1 Programa de Residência Multiprofissional, 12 Programas de Pós-Graduação stricto sensu (sendo 08 cursos de Mestrado Acadêmico/Doutorado e 4 cursos de Mestrado Profissional). Tem como meta formar profissionais com sólida base científica, mas que saibam compreender as necessidades de saúde da população, valorizando a humanização e a integralidade no atendimento.

Especialização
Pediatria ( FMB - Unesp)
A pediatria (do grego παιδιατρική, composto de παιδός, "criança", e ἰατρός, "doutor", "aquele que cura") é a especialidade médica dedicada à assistência à criança e ao adolescente, nos seus diversos aspectos, sejam eles preventivos ou curativos. Pessoas como crianças e adolescentes, se estiverem com doenças, devem dirigir-se ao seu pediatra.
Os aspectos preventivos envolvem ações como o aleitamento materno, imunizações (vacinas), prevenção de acidentes, além do acompanhamento e das orientações necessárias a um crescimento e desenvolvimento saudáveis (puericultura). Já os curativos correspondem aos diversos procedimentos e tratamentos das mais diversas doenças exclusivas ou não da criança e adolescente.
O pediatra é o médico com formação dirigida exclusivamente para os cuidados da criança e do adolescente. Para atuar em áreas especificas da pediatria é necessário além da formação inicial, treinamento e estudos em serviços especializados.
Você sabe a importância de levar seu filho ao pediatra? E quando deve agendar a primeira consulta?
É muito importante esclarecer as dúvidas sobre o nascimento, os primeiros cuidados, amamentação, alimentação, crescimento... até o desenvolvimento completo das crianças.
As recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria e do Ministério da Saúde sobre a frequência de agendamento das consultas são as seguintes:
- Primeira consulta: na primeira semana de vida ( idealmente nos primeiros 15 dias de vida);
- 1 consulta mensal até o segundo mês de vida e 1 consulta com 4, 6, 9 e 12 meses;
- 1 consulta a cada 6 meses no segundo ano de vida;
- 1 consulta por ano até o sexto ano de vida;
- A partir dos 6 anos, as consultas podem ser anuais ou a cada 2 anos.
Lembrando que, de acordo com os aspectos do desenvolvimento de cada criança, pode ser importante modificar a frequência das consultas pediátricas!
Endocrinologia Pediátrica ( FMB - Unesp)
A residência em endocrinologia infantil consiste em uma especialização focada na assistência médica, ensino e produção científica, com duração de 2 anos, que incorpora o atendimento nas áreas de crescimento e desenvolvimento; O programa de residência em endocrinologia infantil da UNESP está credenciado ao Ministério da Educação e pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).
O processo de aprendizado envolve atividades práticas no ambulatório, enfermaria e orientação para produção científica, além de discussões dos casos em grupo, apresentação em reuniões, aulas discursivas, seminários e análise de artigos científicos.
A endocrinologia pediátrica é a área da pediatria responsável por tratar as alterações hormonais que podem acontecer desde o nascimento até o final da adolescência.
Aqui vão algumas das principais alterações acompanhadas por estes especialistas:
- Distúrbios do crescimento (Baixa ou Alta Estatura)
- Alterações da Puberdade (Puberdade Precoce ou Tardia)
- Sobrepeso, Obesidade
- Alteração de perfil lipídico (colesterol, triglicérides)
- Problemas da tireoide (hipotireoidismo, hipertireoidismo, nódulo de tireoide)
- Diabetes Infantil
- Alteração nas glândulas adrenais (Hiperplasia Adrenal Congênita, Síndrome de Cushing)
- Problemas no metabolismo ósseo e da vitamina D
Essas doenças podem ter um impacto muito importante na vida dessas crianças, desde preocupações como ser o menor da turma, o último a ter desenvolvimento de caracteres sexuais, estar acima do peso, até assuntos mais delicados como aplicar injeções de insulina, por exemplo.
Vamos cuidar dos hormônios das nossas crianças, afinal, eles influenciam no bom funcionamento de todo o organismo e até na qualidade de vida dos nossos pequenos!